sábado, fevereiro 17, 2007

Cada fase, um aprendizado...17/02/2007 - 32a semana - 7o mês

Esta semana foi para recuperar-me da agitação do último fim de semana – Carolzinha ficava preocupada que eu descansasse, mas a euforia com a presença deles aqui não deixava meu sono vir durante o dia – Antonio e Carol, foi bom demais tê-los aqui !!! – para compensar, dormi cedo todos os dias desta semana! Que bom que este fim de semana é prolongado, vou dormir muito, muito, muito ! Nossa mocinha já sabe mesmo a hora de acordar para trabalhar... no fim de semana passado, ela não deixou mais mamãe permanecer deitada depois que o despertador tocou, de tanto que mexeu, até incomodava – risos - só parou quando mamãe levantou... Hoje pela manhã, apesar de mamãe ter desligado o despertador ontem à noite, ela mexeu muito, papai pôs a mão e sentiu seu empenho em mostrar a mamãe que já era hora de levantar – risos... De acordo com as leituras... Nesta semana, as contrações de Braxton-Hicks começam a ficar mais freqüentes. Quais são as diferenças entre as contrações de Braxton-Hicks e as contrações do parto ? As contrações de Braxton-Hicks são indolores e não provocarão um parto prematuro, embora continuem acontecendo até o final da gravidez. Depois, serão as contrações do parto, um outro tipo de contração, mais intensa, e aí, sim, determinando a chegada do neném. Estas são mais prolongadas, mais freqüentes (geralmente duas a cada 10 minutos), mais intensas (a barriga fica muito dura mesmo) e dolorosas, tipo cólicas muito fortes.
Agora meu útero está a 12cm acima do umbigo.Na balança, quase ½kg a mais por semana, direto para o bebê. Estou de olho no cardápio!!! Preciso alimentar-me bem, pois Laís precisa cada vez mais de vitaminas e sais minerais, mas não posso exagerar, é claro.
Laís cada vez tem menos espaço para se mexer, por isso empurra tudo o que está pela frente, causando uma dorzinha aguda na costela (senti a primeira vez quarta-feira).
Na 32a semana a maioria dos bebês já está de cabeça para baixo no útero. A posição de cabeça para baixo chama-se vértex ou cefálica e a de cabeça para cima chama-se pélvica. Um bebê pequeno com bastante espaço no útero ainda poderá mudar de posição pélvica para a cefálica e vice-versa em algumas semanas. Segundo as leituras, é fácil saber quando o bebê está na posição cefálica, porque sentirei seus pés chutando minhas costelas, e não a cabeça, que é semelhante a uma bola compacta. Senti uma dorzinha na costela nesta semana, mas neste momento a cabecinha (eu acho) estava do lado esquerdo de meu umbigo – será que Laís estava tentando virar ??? Ao ficar de cabeça para baixo, o bebê a arremessa de encontro aos músculos elásticos do assoalho pélvico, primeiro com suavidade, e depois, ao se encaixar no fundo da pelve, cada vez com mais força.
Um novo exame ultrassonográfico foi solicitado no último pré-natal, nesta fase para avaliação do crescimento fetal, determinação do peso estimado, avaliação da quantidade de líquido amniótico, inserção da placenta, circulação sanguínea, útero-placentária e feto-placentária, e posição fetal. Marcamos para dia 05/03, quando Laís estará com 34 semanas... aí saberemos se já virou cambalhota - risos...
O corpo de Laís já está todo proporcional. As conexões do cérebro sempre mais complexas. A audição mais aguçada. Nossa filhinha está com cerca de 1300 a 2250 gramas de peso e com aproximadamente 38 a 41 cm de comprimento. Ela está inteiramente formada, mas ainda sem as reservas necessárias de gordura, que se desenvolverão nas próximas semanas. A capacidade respiratória também não se completou. Mas, de tão crescida, chuta a barriga cada vez com mais força. As ruguinhas do rosto quase desapareceram, deixando a pele do rosto mais esticada. Laís já pode soluçar, chorar, sentir o gosto de doce e azedo, e responde à dor, luz e som. O cérebro e os nervos do bebê estão desenvolvendo-se e comandando as funções corporais. Seus ossos estão mais fortes, seus membros engordam e sua pele passa a ter um brilho saudável.
Já é hora de começar a pensar em um pediatra para Laís, vou aproveitar e pedir indicações aos conhecidos. Depois de selecionados alguns nomes, devo marcar uma entrevista com cada um deles e escolher o que me passar maior segurança, confiança e credibilidade.
Para ficar mais tranqüilos, fizemos o trajeto de casa até o hospital e marcamos o tempo que gastamos – 15 minutos. Vamos testar outros trajetos e repetir este para ver se estávamos certos. Ajuda a nos planejar para o dia do parto.
Dia 18 é niver de titio Hygo... que Deus o ilumine e proteja sempre... nós te amamos ! Beijo especial de Laís !!!
Bela mensagem... As crianças aprendem aquilo que vivem Se uma criança vive criticada Aprende a condenar Se uma criança vive com hostilidade Aprende a brigar Se uma criança vive envergonhada Aprende a sentir-se culpada Se uma criança vive com tolerância Aprende a ser tolerante Se uma criança vive com estímulo Aprende a confiar Se uma criança vive apreciada Aprende a apreciar Se uma criança vive com eqüidade Aprende a ser justa Se uma criança vive com seguridade Aprende a ter fé Se uma criança vive com aceitação Aprende a respeitar-se Se uma criança vive com aceitação e amizade, Aprende a encontrar o amor no mundo. Filium

1 Comentários

At quinta-feira, fevereiro 22, 2007 1:26:00 PM, Anonymous Anônimo disse...

OOOOOOOOOOOOOiii Cicinho, Du e Laís!!!Saudades da nossa farra!!!Mais uma vez
muito obrigada pela dedicação e pelo carinho que não tem tamanho e nem mt
menos preço!!!Estou mt orgulhosa, feliz e CONVENCIDA (Confesso!!!) por fazer
parte do blogg da nossa pequenina desde sempre mt amada!!!Obrigada pela
gentil surpresa!!!Tio Antonio e tia Carol adoraram!!! Adoro vcs!!!
Du, saiba q vc conseguiu expressar exatamente a realidade... Somos parte de
um todo especial!!!!Somos amigos(as) incondicionalmente!! Um grande beijo,
da amiga que te admira mt mais a cada dia, Carol!!!Ah!!!Não esquece de
mandar notícias de Laís!!!Cheiroooooossssssssssss!!!

 

Postar um comentário

<< Home