domingo, abril 01, 2007

Vovó chegou !!! – 10º pré-natal – 1º/04/2007 – 38ª semana – 8º mês

Mamãe, vovó e Dra. Rachel no 10o pré-natal de Laís
Vovó chegou !!!! Mamãe quase não dormiu na noite anterior, de ansiedade... estávamos pensando se Laís estava só esperando vovó chegar para nascer, mas parece que papai errou sua previsão de nascimento na 38ª semana, pois ele confessou que achava que seria no final de março.
Mamãe também estava nessa expectativa, talvez por que 31/03 seja o aniversário de uma amiga muito querida de mamãe – Sheilinha - mamãe vinha imaginando se Laís ia escolher esse dia da 38ª semana para nascer, ou se nasceria no niver de papai, dia 03/04... Sheilinha e mamãe conservam uma amizade que vem desde nossos 11 aninhos de idade e que nem nossa permanente distância física fez com que diminuísse... Sheilinha, parabéns!!! A doçura característica sua e de sua família, conquistam os corações dos que os conhecem permanentemente! Que Deus a abençoe e proteja sempre e te dê toda a felicidade que você merece!!! Dia 27/03 além do niver de Xuxa, foi também niver de minha amiga Rafaella Quaglia - Rafinha, te adoro !!! Deus te proteja !... além disso foi niver da Dinda Lili !!! Toda caprichosa, já mandou as lembrancinhas e enfeite de porta de Laís para chegar antes de seu nascimento !!! Lili, nós gostamos temos tanto carinho por você que te confiamos a responsabilidade de ser sua madrinha - não preciso dizer mais, né ?
Fomos buscar vovó no aeroporto nesta sexta, depois mamãe tirou a tarde de folga para curtir sua chegada... no fim do dia fomos ter nossa 10ª consulta pré-natal. Dra. Rachel avaliou a pressão arterial de mamãe (106x74), seu peso (64,9kg), os batimentos cardíacos de Laís, confirmando tb sua continuidade na posição com dorso à esquerda (que bom !!!). Também avaliou o colo uterino de mamãe e verificou que ele ainda se encontra longo e fechado, mamãe ainda não tem nenhuma dilatação, então a expectativa é que Laís espere mais um pouco para nascer, embora já esteja no caminho de se encaixar...
Mas nossa garotinha anda ensaiando muito mesmo !!! Muitas vezes ao dia mamãe tem parado repentinamente com uma pressão que Laís faz – risos – e as contrações de Braxton-Hicks estão bem freqüentes e aparentes – a barriga entorta toda para um lado e fica durinha !!!
Ah, vovó trouxe outros tantos presentes dos amigos/parentes para nossa Laís... roupinhas, mantas, brinquedos !!! Até uma bonequinha que engatinha !!! Laís vai aprender com ela. Enquanto Laís não chega, mamãe brinca !!! Gente, obrigadão ! Nos sentimos amados através do carinho que vocês têm demonstrado por Laís... Tratamos logo de lavar todas as roupinhas que chegaram, para estar tudo prontinho quando Laís resolver chegar... ver suas coisinhas penduradas já dá uma alegria diferente à casa... É tão especial !!!
Esta semana, mamãe viu uma menininha com um vestido igual ao que Laís ganhou de tia Socorrinha e sonhou que Laís já tinha nascido e estava engatinhando, com 2 dias de nascida !!! – risos... é a ansiedade se traduzindo nos diversos sonhos que mamãe tem tido.
Hoje foi dia de fazer o tour-padrão para vovó conhecer um pouquinho de Brasília
Segundo as leituras:
Nesta semana, é provável que eu comece a sentir leves estímulos elétricos nas pernas e na vagina. Isto é causado em razão do toque que o bebê dá em meus nervos enquanto penetra na bacia.
Com a proximidade do “dia D”, mamãe deve continuar sentindo as “falsas contrações”, um excelente treino para a hora do parto. Essas contrações são irregulares e sentidas nas costas, baixo ventre e bacia.
As contrações verdadeiras são regulares e em tempos cada vez mais freqüentes e duradouros. Na verdadeira contração, a bolsa de água poderá se romper.
É bom que eu saiba que 98% das mulheres não dão à luz na data prevista, ou seja, pelos cálculos ainda faltam duas semanas para Laís chegar, mas o bebê sempre pode adiantar um pouquinho ou, também, atrasar. Então Laís poderá nascer 2 semanas antes ou depois dela. Portanto, devo ficar alerta às contrações (a repetição delas em intervalos cada vez menores - de 10 para 5, 3, 2 minutos, sem parar, é o sinal derradeiro de que nossa pequenina vem vindo) e à ruptura de bolsa (depois que ela ocorre, o bebê deve nascer no prazo de 24 horas, para se evitar o risco de infecção), pois o trabalho de parto pode começar a qualquer hora. Na dúvida, ligar para a médica ou ir para o hospital, onde poderei ser examinada para ver se estou em trabalho de parto e se está tudo bem com Laís.
Por isso mesmo, devo curtir o finalzinho da gravidez. A hora é de cuidar do visual: mãos, pés, depilação e um corte moderno nos cabelos para receber Laís bem bonita (mamãe vem fazendo isso aos pouquinhos, desde a 36ª semana).
Checar se colocamos tudo na mala da maternidade, incluindo telefones da família e amigos e baterias para a máquina fotográfica, lembrancinhas, etc. E deixar tudo prontinho, em lugar visível, para não esquecer na hora de sair para o hospital (já está tudo no carro !!!).
Na hora do parto, a presença do marido pode deixar a mamãe muito mais tranqüila. Assistir a esposa dar à luz sem dúvida será uma das experiências mais surpreendentes da vida dele. O acompanhamento do marido durante o trabalho de parto faz com que ele se sinta mais útil, ao contrário do que se estivesse fora esperando pela chegada do bebê. Infelizmente ainda há maternidades que proíbem a presença do pai na sala de parto, mas quase todas as particulares, mediante autorização do obstetra, a permitem (ainda bem que que o Hosp. Santa Lúcia não só permite, como preza pela presença do pai para acalmar a mãe e a filhota). Na 38a semana há maior volume de líquido amniótico ao redor do bebê do que em qualquer outro estágio da gravidez, que se renova a cada três horas. A freqüência cardíaca de Laís é duas vezes mais rápida do que a de mamãe, de 120 a 160 batidas por minuto. Para que o nascimento seja mais fácil, o diâmetro do crânio do bebê diminui. O fator que permite isto é a maleabilidade do próprio crânio, que se alonga e se molda durante o parto normal. Esta também é uma precaução para que o cérebro do bebê não seja danificado. Após o nascimento sua cabeça volta a ficar arredondada. O cabelo de Laís está sedoso e os lóbulos das orelhas estão endurecidos por cartilagem. Os ossos possuem boa flexibilidade e os órgãos sexuais estão totalmente desenvolvidos.
Vinha ganhando, em média, 28 g, por dia, mas de agora em diante não vai engordar muito além do peso que alcançou. Deve estar com 3,1 kg e medindo 49 cm. Perdeu quase toda a penugem que cobria o corpo e o vernix caseoso que protegia sua pele, mas ainda pode trazer algum resquício, ao nascer. Seu intestino está cheio de mecônio – a mistura da secreção das glândulas alimentares com células da própria parede intestinal e o pigmento da bílis. Tem uma tonalidade esverdeada e será eliminado, quando aqui fora, o recém-nascido fizer o primeiro cocô.
As mamas são levemente aumentadas em ambos os sexos devido à ação dos hormônios da mãe, mas alguns dias depois do nascimento, quando o bebê tiver eliminado do sangue todo o hormônio, elas diminuem.
Pode começar a descer em direção do cervix. Isto fará com que mamãe ande mais facilmente, mas urine com mais freqüência.
É hora de descansar e me preparar para o nascimento: devo ir com calma, terei muito trabalho pela frente. Um pouquinho de medo todo mundo tem! Afinal estamos passando por um momento inédito, mas se Deus quiser tudo dará certo!
De olho na dublê de Laís
Um cheirinho

7 Comentários

At segunda-feira, abril 02, 2007 9:59:00 AM, Anonymous Anônimo disse...

Oi Linda !!!

Vc realmente está muito , muito linda... sua felicidade contagia a todos nós.

Vocês merecem essa Felicidade. BOAS VINDAS para a Laís e abraços no papai.

Fiquem com DEUS.

Pollyanna Passos

 
At segunda-feira, abril 02, 2007 10:40:00 AM, Anonymous Anônimo disse...

Tia Du, pensei que Laís ia nascer neste final de semana, estava sempre checando meu celular pra ver se tinha mensagem sua, ou melhor, de Aldemi.

Que Deus te proteja, vai dar tudo certo!

...

Estou gostando muito do seu blog, na minha segunda gravidez vou seguir direitinho suas dicas.

Antônio está se arrastando de "bunda", nós o colocamos sentado e deixamos os brinquedos (lata de leite, radinho de pilha do pai) um pouco distante, e quando menos se espera ele já está próximo, sempre sentadinho, é um SUCESSO!

Beijos,

Verinha

 
At segunda-feira, abril 02, 2007 4:36:00 PM, Blogger MeuSons disse...

tá chegando a hora!

 
At terça-feira, abril 03, 2007 9:23:00 PM, Blogger Unknown disse...

pacato vai dar beijo em laís tb! hahaha! \o/

ps.: aldemi, será que algum dia a gte vai conseguir se falar pelo msn denovo? sempre tu n me responde ;/

 
At quarta-feira, abril 04, 2007 8:20:00 AM, Anonymous Anônimo disse...

Oi amiga, está bem próximo, a minha bebê, está chegando também, um abraço, e que Deus abençoe,

Cordialmente,
Romilson Januario

 
At sexta-feira, abril 06, 2007 10:52:00 AM, Anonymous Anônimo disse...

Oi Du! oi Cicero!
Nossa!!!!! Tenho acompanhado a gravidez de Lais pelo blog e fico muito feliz c cada passo do desenvolvimento dela, quero q vcs saibam q torço muito por vcs e sei q Lais será muito abençoada e feliz por te-los como pais. Senti muito por nao ter visto vcs no final de ano... ms nao deixo de espiar o blog e ver cm vcs estao bem e felizes. Desejo a vc Du um execelente parto, vai dar tudo certo, viu?!
Felicidades!!!!!!!!!!!!

PS: Oh, Maria Beatriz, a bb de Fabiana nasceu, ela é linda viu?!

Xerus pra vcs 3

Mircéya

 
At segunda-feira, abril 09, 2007 6:32:00 PM, Anonymous Anônimo disse...

Oi, Duzinha !
Obrigada por ser essa amiga tão especial. Aqui em casa estamos na torcida para a chegada de Laís. Mil beijos pra você e seu moreno !
Carinhosamente...
Sheila e família!

 

Postar um comentário

<< Home