terça-feira, março 06, 2007

Laís já está se posicionando !!! – 06/03/2007 – 34ª semana – 8º mês

Close de Laís na 5a ultrasson
Semana passada mamãe voltou à hidroginástica (a piscina esteve em reforma e quando acabou a água ainda não estava em boa temperatura para grávidas) e se surpreendeu de continuar com resistência e fôlego de fazer a aula inteira, apesar de exatos 2 meses sem hidro. Acho que isso se deve a não ter parado as caminhadas neste período. Nossa garotinha está mexendo muito, muito, muito, é tão lindo, tão gostoso... no finalzinho da semana ela mexeu tanto que fazia ondinhas no lado direito da barriga de mamãe, papai se divertiu muito observando e conversando com ela... mas quando foi buscar a câmera para filmar e mostrar a vocês, ela parou – risos Sábado mamãe teve umas cólicas à noite e ficamos meio apreensivos, mas não foi nada forte, só estranho por nunca mais ter sentido isso, mas algum tempo depois passou e mamãe dormiu aliviada...
Nesta segunda-feira fizemos ultrasson e vimos que Laís está em posição cefálica, ou seja, não está mais sentadinha, agora já está mesmo se preparando para nascer e tem tudo para ser normal (com fé em Deus !!!)... Será que as cólicas de sábado eram nossa garotinha virando ??? Continuamos com o grande desejo de que Laís venha num parto normal e temos pensado que a logística de um médico que atendesse permanentemente no hospital onde pretendemos que ela nasça, pode facilitar e dar muito mais tranqüilidade à mamãe, já que a médica pode acompanhar mais freqüentemente o trabalho de parto e isso deixará mamãe mais segura. Então, agora que Laís parece ter concordado com o parto normal, fomos conhecer uma médica que nos foi indicada e que, por uma enorme e feliz coincidência, mamãe já tinha visto seu nome na lista de “profissionais humanizados no Brasil” – site e blog parto humanizado... Na sala de espera, outra felicidade... encontramos três mães, das quais 2 tiveram os primeiros filhos acompanhadas por outros médicos e os últimos por Dra. Rachel e dizem o quanto ficaram felizes por terem-na encontrado. A terceira tem uma filhinha somente, foi com a médica e falou do quanto ela é paciente e segura... Fizemos a consulta e gostamos muito dela, sentimos sua tendência ao parto normal... desejamos um parto normal embora bendita seja a cesária como exceção, no caso de a médica sentir que o parto normal não seja mais seguro para mamãe e Laís... é isso que queremos ! A tendência da sensatez com a facilidade de ter a médica dentro do hospital !.
Ontem conversamos com nossa médica anterior, responsável por uma gravidez tão tranqüila e segura, que pediu todos os exames e indicou vitaminas para mamãe e Laís ficarem tão bem. Explicamo-lhe nossos motivos e ela entendeu, até nos disse que realmente poderia demorar um pouco a chegar e a médica lá já facilita as coisas e deu-nos mais algumas preciosas orientações... obrigada Dra. seu acompanhamento em todo este período foi fundamental para nos sentirmos tão seguros neste momento... Ficamos de levar Laís para ela conhecer logo que nascer.
Neste 8º pré-natal verificamos que a pressão de mamãe continua boa (9/6) e o peso atual é 64 kg. Mamãe aumentou até agora 12 kg, o que dá uma média de 1,5 kg por mês... A médica explicou que ainda assim, considerando minha altura e peso anterior, estou discretamente abaixo do peso. Pediu novos exames e informou que a partir de agora as consultas serão mais freqüentes, de 15 em 15 dias...
Peso: 29/08 52 kg - 13/09 53 kg 11/10 53 kg - 08/11 57 kg 06/12 57 kg - 04/01 60 kg 06/02 63 kg - 05/03 64 kg
Nesta 5ª ultrasson, Laís não estava mexendo muito (mamãe não tomou Nescau – risos), mas está linda, saudável, pesando 2,307 kg e medindo cerca de 42 cm e Dra. Luciana (médica da ultrasson) disse que acha que ela não vai ter muito cabelo (como sua filha), pois não conseguiu vê-los no exame... será que as madeixas de Laís são loiras e por isso foi difícil ver em preto e branco ? Ou tanta azia era somente nossa mocinha, que estava sentada, pressionando meu estômago ??? Este mal-estar reduziu muitíssimo nestes dias, deve ter sido por ela ter virado mesmo, né ???

Últimas aquisições para Laís: tapete/quebra-cabeças do alfabeto (para Laís engatinhar aprendendo – risos) e grades para as portas para impedir que nossos curiosos venham dar um cheirinho em Laís sem autorização – ah, ah, ah ... As roupinhas de Laís começaram a ser lavadas para prepararmos a mala da maternidade. Vamos deixar preparada e no carro – risos...
Segundo as leituras...
Agora meu organismo trabalha feito louco e estou gastando aproximadamente, 20% a mais de energia para respirar e realizar todas as funções normais. Dessa fase em diante, devo me sentir cada dia mais cansada e sem fôlego, aliada a uma barriga enorme e incômoda. Não poderei realizar muito esforço físico. A barriga incomoda muito, principalmente na hora de dormir, dores nas costas, falta de posição para dormir, ansiedade. Com tantos desconfortos, fica difícil ter um sono tranqüilo e constante. Vou experimentar um bom chazinho de camomila para ajudar a relaxar. Aumenta a sensação de peso das pernas. Preciso beber muita água, que estimula o funcionamento dos rins, diminuindo a retenção de líquido no organismo.
Nesta fase, as contrações de Braxton-Hicks aumentam e posso sentir pontadas na vagina, como se o bebê estivesse "cutucando". Este incômodo é decorrente da compressão, ocasionada por Laís dentro do útero, de fibras nervosas internas que inervam a vagina. As contrações de Braxton-Hicks são conhecidas como falso trabalho de parto. Só preciso prestar atenção se forem mais que quatro contrações por hora durante o descanso, pois podem ser sinal de parto prematuro.
Além disso, os hormônios da placenta estão começando a ativar o leite em meus seios.
A ansiedade de ver a carinha de Laís é grande ! Mas, falta pouco!
Laís está cada vez maior, surgem covinhas nos cotovelos e joelhos, e pregas ao redor dos pulsos e do pescoço. A pele dela está lisa devido ao ganho de peso. Embora os dentinhos ainda demorem alguns meses depois do nascimento para aparecer, a partir desta trigésima quarta semana, as gengivas de Laís estarão sulcadas, parecendo que eles estão para sair. O crescimento desacelera o ritmo e ela passa a acumular mais gordura que, até o fim da gestação, consistirá em cerca de 15% do seu peso.
O sistema imunológico evolui, mas é importante saber que o sistema gastrointestinal dela é muito imaturo e ficará assim até três ou quatro anos depois do nascimento.
Laís se prepara para o parto. Apesar dos ossos já estarem fortificados, os do crânio não estão conectados, que é para facilitar a sua passagem pelo canal vaginal na hora do parto.
O fluxo rápido de sangue através do cordão umbilical o mantém esticado, impedindo que o bebê se enrosque. Os anticorpos da mamãe que previnem as doenças começam a fluir para o bebê através da placenta. O bebê começa a desenvolver padrões de sono. Os bebês que nascem prematuramente a partir desta época têm boas chances de sobreviver. O bebê às vezes tem soluços: sentirei Laís se movimentando rapidamente e de forma constante.

Tomara que dê tudo certinho para poder amamentar Laís. O ato de amamentar reduz o risco de câncer de mama, ajuda a fazer com que o útero volte ao seu tamanho original após o nascimento, pode ser um método anticoncepcional, permite que a musculatura da boca do bebê se fortaleça, alinha a mandíbula do bebê, evita alergias e infecções no bebê, além de ser uma ótima economia, não acham ? Se Laís quiser mamar, não gastaremos com leite artificial e teremos certeza de que estará bem alimentada...