domingo, março 11, 2007

Preparativos... 11/03/2007 - 35a semana - 8o mês

Nós e a dublê de Laís
Teus filhos Teus filhos não são teus filhos São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma. Vêm através de ti, mas não de ti E embora vivam contigo Não te pertencem. Podes outorgar-lhes teu amor, Mas não teus pensamentos, Porque eles têm seus Próprios pensamentos. Podes abrigar seus corpos Mas não suas almas Pois suas almas Moram na mansão do amanhã, Que tu não podes visitar Nem mesmo em sonhos. Podes esforçar-te para ser como eles Mas não procures fazê-los como tu Porque a vida não anda para trás E não se demora com os dias passados Tu és o arco do qual teus filhos São arremessados como flechas vivas. Que teu encurvamento na mão do Arqueiro seja tua alegria. Khalil Gibran

Presente de Papai

A partir desta semana, passei a andar no banco de trás do carro, pois a partir do 8º mês qualquer impacto seria mais sentido por Laís. Serve também para mamãe e papai treinarem o cuidado maior com o passageiro, pois temos a tendência a acelerar logo após passar os pneus dianteiros em alguma lombada e mamãe já percebeu que se sente mais no banco de trás.

As roupas e demais acessórios das coisinhas de Laís estão sendo lavadas com cuidado e carinho. Estamos preparando tudo aos pouquinhos, até a próxima semana arrumaremos a bolsa da maternidade e deixaremos no carro, por precaução.

Nestas Quinta e Sexta-feiras houve a pré-qualificação da monografia da turma do MBA em Gestão Pública – Desenvolvimento e Economia Regional, que papai está cursando... o final do curso será dia 03/04 (niver de papai), com evento de formatura após a defesa das monografias... estamos encerrando a espera por Laís em paralelo com a formatura de papai !!! Será que Laís vai esperar passar a formatura para nascer ?!?!?!

Ontem fomos ao cinema com os primos Fábio e Flávia, assistir ao filme Letra e Música, uma comédia romântica muito legal, vale a pena assistir...

Hoje testamos outra maneira de colocar o carrinho na mala (deu certo !!!) e testamos colocar o bebê conforto no carro.

Também foi dia de darmos um belo banho em Pacato e Suki, pois precisamos mantê-los limpinhos para chegada de Laís, não é mesmo ?

Nossos curiosos, enclausurados, mas limpinhos - risos
-
Temos recebido muitas mensagens com desejos de sorte no parto... gente, obrigadão, por favor, continuem suas orações para que tudo ocorra com a tranqüilidade que foi a gravidez até agora...
Sheilinha, desejo que o parto de Laís seja tão rápido quanto foi o de Iasmin, precisa de foto não – risos – deixa p/ depois !!! Mamãe já com cara de paisagem – risos - só quero que dê tempo chegar ao hospital, já que aqui tudo é mais longe – risos e risos...
Segundo as leituras: A partir de agora as visitas ao obstetra passam a ser quinzenais, assim ganho mais tempo de esclarecer qualquer dúvida que ainda tenha, inclusive sobre amamentação. Massagear a barriga com óleo de uréia e amêndoas ou vitamina E aliviará as coceiras. As formas de Laís se arredondam; ela quase não tem mais rugas, ganhando, a cada dia, mais aparência de bebê. Os órgãos internos estão em fase de acabamento final, mas o sistema gastrintestinal, ainda imaturo, só se desenvolverá plenamente já fora do útero materno. Está com cerca de 45 cm e pesa 2,5 kg. Seu sistema imunológico ainda é imaturo e ela ainda recebe anticorpos da placenta, e depois do nascimento continuará recebendo anticorpos do leite materno.
A partir dessa época, os pulmões produzem uma substância chamada surfactante, que faz com que eles sequem e deixem de ser imaturos.
Laís se movimenta com mais freqüência, dando mais chutes, e seus órgãos internos estão nos retoques finais para o nascimento. Seus movimentos são diferentes agora à medida que o útero vai crescendo (ela vira mais do que chuta). O espaço está cada vez mais apertado. Está chegando perto da hora de sair! A torcida para que chegue logo o dia do parto é grande. A família mal pode esperar para ver seu rostinho e curtir muito essa companhia tão gostosa. Nessa semana já pode “descer”, deixando a barriga mais baixa. Devido ao ganho de peso, ela já é um bebê “gordinho”. Logo que ela resolver “descer”, não pressionará tanto os meus órgãos e eu respirarei melhor, mas posso sentir dores na parte inferior da coluna.
Devo procurar minha médica imediatamente se houver inchaços na face e nas mãos, pode ser sinal de pré-eclampsia, isto é, hipertensão que restringe a circulação sanguínea para a placenta, muito perigoso.
Meu útero está 15cm acima do seu umbigo.
Laís escuta desde cedo e reconhece a voz da mãe mesmo dentro da barriga. Já conversamos muito com ela e dizemos o quanto é querida e amada por nós. De acordo com as leituras, ela sente todo esse carinho e fica mais tranqüila.
Lemos ainda que se durante a gestação a mamãe ou papai cantar sempre uma música para o seu bebê, podemos nos preparar que para ter surpresas após seu nascimento. Sabe por quê? Simples, porque ela se acalmará ao escutar a canção que a embalou durante boa parte da gravidez, assim como ficará mais tranqüila ao ouvir a voz da mamãe.