sexta-feira, abril 06, 2007

Aniversário de Papai e muitos alarmes falsos – 06/04/2007 - 39ª semana – 9º mês

Família na formatura de Papai - 03/04
Edição especial !!! Aniversário de papai !!!
Laís resolveu não chegar no niver de papai, mas foi especial tê-la presente em nossas vidas nesta data... Acordamos papai com bolo e chapéu de aniversário em mamãe, vovó e em Pacato e Suki, é claro !!!
À noite houve a formatura do MBA de papai... tudo se concretizando neste mês tão especial, o niver de papai, sua formatura... e a qualquer momento, o nascimento de Laís !!!
Papai, parabéns por sua formatura, mais essa conquista, mamãe e Laís estão orgulhosas de você e de sua disciplina e força de vontade, sem deixar de lado a atenção à mamãe e a chegada de nossa garotinha.
Semana de muitos aniversários: Parabéns para papai (dia 03) e parabéns também para vovó Luisa (dia 03), priminha Camylla (dia 05) e titia Bartilha (dia 06), que Deus os abençoe sempre !!! Daqui a pouco teremos mais um aniversário para comemorar neste mês tão abençoado...
39 semanas !!! Nas noites de quarta para quinta-feira, Laís ensaiou muito !!! Ficava pressionando tanto a bacia de mamãe que a todo momento precisava ir ao banheiro... na quinta-feira pela manhã mamãe sentiu muitas cólicas, tanto que ficou imaginando se já era hora – risos – mas o incômodo passou pouco antes do almoço e mamãe nem precisou ir à médica checar se era só ensaio mesmo. Mas mamãe ficou feliz pela atendente (Rafaela) da médica ter se preocupado se eu precisaria ir lá (mamãe havia ligado para saber até que horas ela atenderia no consultório, já que é véspera de feriado)...
Nesta noite, de quinta para sexta-feira, mais alarmes ! Mamãe acordou sentindo dores mais fortes ( acho que é nossa mocinha se encaixando ainda mais !!!) - Vovó Lindinalva e vovô Alcides acham que Laís chegará deste sábado para domingo !!! Tio Hygo disse que será no domingo e tia Ive pensou que nascesse nesta manhã de sexta, assim como Mary, tia de mamãe.
A maioria dos colegas de trabalho e família, deu o palpite de que Laís nascerá neste fim de semana, ou no mais tardar até dia 10 (mudança da lua cheia para minguante), talvez sugestionada por isso, mamãe trabalhou nesta quinta-feira como se fosse véspera de férias – risos – correndo para deixar alguns projetos engatilhados e poder curtir a chegada de Laís com tranqüilidade. Papai também está com tudo pronto para se dedicar com exclusividade a Laís por alguns dias...
vovó arrumando as
roupinhas de Laís...
Mais um teste com a dublê de Laís, fralda com cheirinho de bebê de verdade !!! Inclusive com xixi - risos - para os cachorros irem se acostumando com um cheiro mais aproximado de bebê de verdade... a fralda foi cortesia de Ronaldo, amigo de papai, que ficou de plantão às 5 da mannhã para pegar a fralda com o primeiro xixi do dia de sua filhinha Amanda - risos - obrigadão por ter atendido a um pedido tão estranho !!! Mas foi interessante ver a curiosidade de Pacato e Suki com o cheiro da fralda...
Segundo as leituras...
Enquanto nosso bebê não vem, desfrutamos ao máximo os últimos dias de gravidez, acariciando a barriga e conversando com Laís. A gestação está chegando ao fim e pode ser a última oportunidade de senti-la dentro de mim.
O nível de progesterona de mamãe diminui. Somente 5 % dos bebês nascem exatamente na data prevista, portanto o nascimento pode ocorrer a qualquer hora. O peso do ovo fertilizado cresceu 6 bilhões de vezes. É muito comum que a primeira gravidez dure mais tempo: alguns dizem que na média passa 1 semana da data provável.
Em razão da iminente possibilidade de Laís surgir ao mundo, o banheiro passa a ser a segunda “casa” de mamãe. Devo ficar sempre atenta aos sinais das contrações e rompimento da bolsa. Se isso acontecer, avisar a médica e seguir para a maternidade.
O ideal é que a mamãe ter engordado até agora no máximo uns 15 kg. Mas é claro que isso depende muito de mulher para mulher (mamãe engordou 13 kg !).
Quanto ao útero, ele varia dentro da barriga, podendo estar até 20 cm acima do meu umbigo.
Malas prontas, tudo organizado em casa, só falta esperar os sinais do parto e sair para a maternidade. Enquanto isso, devo pensar apenas em me distrair, mas sempre alerta às contrações, que junto à ruptura da bolsa das águas, vão anunciar que o neném está para nascer.
Devo mesmo aproveitar o tempo livre e conversar com Laís, acariciando a barriga e dizendo o quanto estou feliz com sua chegada. Papai fazer o mesmo só aumenta a cumplicidade entre nós três. Certamente, não haverá outra experiência tão emocionante e surpreendente em sua vida que presenciar o nascimento da filha.
Na hora do parto, a presença de papai provavelmente me deixará muito mais tranqüila. O acompanhamento dele durante o trabalho de parto, também fará com que ele se sinta mais útil, ao contrário do que se estivesse fora, andando de um lado para o outro, esperando pela chegada do bebê. Além disso, ele terá a vantagem de ser uma das primeiras pessoas a segurar nossa pequenina.
Está chegando a hora de Laís nascer e o vernix, que antes cobria todo seu corpo, agora se restringe apenas ao pescoço, às axilas e à virilha. Ela está com cerca de 48 a 50 centímetros de comprimento e aproximadamente 2750 a 3850 gramas de peso.
Meninos são geralmente mais pesados do que as meninas. Os bebês acumulam gordura até o fim da gestação, já que perdem peso logo que nascem e precisam dela para regular sua temperatura. Seus pulmões estão maduros e o intestino já tem as primeiras fezes do bebê, chamada de mecônio.
A camada de gordura, que vai controlar sua temperatura fora do útero materno, está quase que totalmente formada. Quietinha, já posicionada, ela aguarda a hora de começar a verdadeira maratona rumo ao mundo exterior. Daqui a uma semana, data prevista para o parto, o cordão umbilical terá cerca de 13mm de diâmetro com o comprimento proporcional à altura do bebê.
Será cortado logo em seguida ao nascimento, sem causar qualquer tipo de dor ou desconforto, já que não contém terminações nervosas.

domingo, abril 01, 2007

Vovó chegou !!! – 10º pré-natal – 1º/04/2007 – 38ª semana – 8º mês

Mamãe, vovó e Dra. Rachel no 10o pré-natal de Laís
Vovó chegou !!!! Mamãe quase não dormiu na noite anterior, de ansiedade... estávamos pensando se Laís estava só esperando vovó chegar para nascer, mas parece que papai errou sua previsão de nascimento na 38ª semana, pois ele confessou que achava que seria no final de março.
Mamãe também estava nessa expectativa, talvez por que 31/03 seja o aniversário de uma amiga muito querida de mamãe – Sheilinha - mamãe vinha imaginando se Laís ia escolher esse dia da 38ª semana para nascer, ou se nasceria no niver de papai, dia 03/04... Sheilinha e mamãe conservam uma amizade que vem desde nossos 11 aninhos de idade e que nem nossa permanente distância física fez com que diminuísse... Sheilinha, parabéns!!! A doçura característica sua e de sua família, conquistam os corações dos que os conhecem permanentemente! Que Deus a abençoe e proteja sempre e te dê toda a felicidade que você merece!!! Dia 27/03 além do niver de Xuxa, foi também niver de minha amiga Rafaella Quaglia - Rafinha, te adoro !!! Deus te proteja !... além disso foi niver da Dinda Lili !!! Toda caprichosa, já mandou as lembrancinhas e enfeite de porta de Laís para chegar antes de seu nascimento !!! Lili, nós gostamos temos tanto carinho por você que te confiamos a responsabilidade de ser sua madrinha - não preciso dizer mais, né ?
Fomos buscar vovó no aeroporto nesta sexta, depois mamãe tirou a tarde de folga para curtir sua chegada... no fim do dia fomos ter nossa 10ª consulta pré-natal. Dra. Rachel avaliou a pressão arterial de mamãe (106x74), seu peso (64,9kg), os batimentos cardíacos de Laís, confirmando tb sua continuidade na posição com dorso à esquerda (que bom !!!). Também avaliou o colo uterino de mamãe e verificou que ele ainda se encontra longo e fechado, mamãe ainda não tem nenhuma dilatação, então a expectativa é que Laís espere mais um pouco para nascer, embora já esteja no caminho de se encaixar...
Mas nossa garotinha anda ensaiando muito mesmo !!! Muitas vezes ao dia mamãe tem parado repentinamente com uma pressão que Laís faz – risos – e as contrações de Braxton-Hicks estão bem freqüentes e aparentes – a barriga entorta toda para um lado e fica durinha !!!
Ah, vovó trouxe outros tantos presentes dos amigos/parentes para nossa Laís... roupinhas, mantas, brinquedos !!! Até uma bonequinha que engatinha !!! Laís vai aprender com ela. Enquanto Laís não chega, mamãe brinca !!! Gente, obrigadão ! Nos sentimos amados através do carinho que vocês têm demonstrado por Laís... Tratamos logo de lavar todas as roupinhas que chegaram, para estar tudo prontinho quando Laís resolver chegar... ver suas coisinhas penduradas já dá uma alegria diferente à casa... É tão especial !!!
Esta semana, mamãe viu uma menininha com um vestido igual ao que Laís ganhou de tia Socorrinha e sonhou que Laís já tinha nascido e estava engatinhando, com 2 dias de nascida !!! – risos... é a ansiedade se traduzindo nos diversos sonhos que mamãe tem tido.
Hoje foi dia de fazer o tour-padrão para vovó conhecer um pouquinho de Brasília
Segundo as leituras:
Nesta semana, é provável que eu comece a sentir leves estímulos elétricos nas pernas e na vagina. Isto é causado em razão do toque que o bebê dá em meus nervos enquanto penetra na bacia.
Com a proximidade do “dia D”, mamãe deve continuar sentindo as “falsas contrações”, um excelente treino para a hora do parto. Essas contrações são irregulares e sentidas nas costas, baixo ventre e bacia.
As contrações verdadeiras são regulares e em tempos cada vez mais freqüentes e duradouros. Na verdadeira contração, a bolsa de água poderá se romper.
É bom que eu saiba que 98% das mulheres não dão à luz na data prevista, ou seja, pelos cálculos ainda faltam duas semanas para Laís chegar, mas o bebê sempre pode adiantar um pouquinho ou, também, atrasar. Então Laís poderá nascer 2 semanas antes ou depois dela. Portanto, devo ficar alerta às contrações (a repetição delas em intervalos cada vez menores - de 10 para 5, 3, 2 minutos, sem parar, é o sinal derradeiro de que nossa pequenina vem vindo) e à ruptura de bolsa (depois que ela ocorre, o bebê deve nascer no prazo de 24 horas, para se evitar o risco de infecção), pois o trabalho de parto pode começar a qualquer hora. Na dúvida, ligar para a médica ou ir para o hospital, onde poderei ser examinada para ver se estou em trabalho de parto e se está tudo bem com Laís.
Por isso mesmo, devo curtir o finalzinho da gravidez. A hora é de cuidar do visual: mãos, pés, depilação e um corte moderno nos cabelos para receber Laís bem bonita (mamãe vem fazendo isso aos pouquinhos, desde a 36ª semana).
Checar se colocamos tudo na mala da maternidade, incluindo telefones da família e amigos e baterias para a máquina fotográfica, lembrancinhas, etc. E deixar tudo prontinho, em lugar visível, para não esquecer na hora de sair para o hospital (já está tudo no carro !!!).
Na hora do parto, a presença do marido pode deixar a mamãe muito mais tranqüila. Assistir a esposa dar à luz sem dúvida será uma das experiências mais surpreendentes da vida dele. O acompanhamento do marido durante o trabalho de parto faz com que ele se sinta mais útil, ao contrário do que se estivesse fora esperando pela chegada do bebê. Infelizmente ainda há maternidades que proíbem a presença do pai na sala de parto, mas quase todas as particulares, mediante autorização do obstetra, a permitem (ainda bem que que o Hosp. Santa Lúcia não só permite, como preza pela presença do pai para acalmar a mãe e a filhota). Na 38a semana há maior volume de líquido amniótico ao redor do bebê do que em qualquer outro estágio da gravidez, que se renova a cada três horas. A freqüência cardíaca de Laís é duas vezes mais rápida do que a de mamãe, de 120 a 160 batidas por minuto. Para que o nascimento seja mais fácil, o diâmetro do crânio do bebê diminui. O fator que permite isto é a maleabilidade do próprio crânio, que se alonga e se molda durante o parto normal. Esta também é uma precaução para que o cérebro do bebê não seja danificado. Após o nascimento sua cabeça volta a ficar arredondada. O cabelo de Laís está sedoso e os lóbulos das orelhas estão endurecidos por cartilagem. Os ossos possuem boa flexibilidade e os órgãos sexuais estão totalmente desenvolvidos.
Vinha ganhando, em média, 28 g, por dia, mas de agora em diante não vai engordar muito além do peso que alcançou. Deve estar com 3,1 kg e medindo 49 cm. Perdeu quase toda a penugem que cobria o corpo e o vernix caseoso que protegia sua pele, mas ainda pode trazer algum resquício, ao nascer. Seu intestino está cheio de mecônio – a mistura da secreção das glândulas alimentares com células da própria parede intestinal e o pigmento da bílis. Tem uma tonalidade esverdeada e será eliminado, quando aqui fora, o recém-nascido fizer o primeiro cocô.
As mamas são levemente aumentadas em ambos os sexos devido à ação dos hormônios da mãe, mas alguns dias depois do nascimento, quando o bebê tiver eliminado do sangue todo o hormônio, elas diminuem.
Pode começar a descer em direção do cervix. Isto fará com que mamãe ande mais facilmente, mas urine com mais freqüência.
É hora de descansar e me preparar para o nascimento: devo ir com calma, terei muito trabalho pela frente. Um pouquinho de medo todo mundo tem! Afinal estamos passando por um momento inédito, mas se Deus quiser tudo dará certo!
De olho na dublê de Laís
Um cheirinho