Aniversário de Papai e muitos alarmes falsos – 06/04/2007 - 39ª semana – 9º mês

Edição especial !!! Aniversário de papai !!!
Laís resolveu não chegar no niver de papai, mas foi especial tê-la presente em nossas vidas nesta data... Acordamos papai com bolo e chapéu de aniversário em mamãe, vovó e em Pacato e Suki, é claro !!!
À noite houve a formatura do MBA de papai... tudo se concretizando neste mês tão especial, o niver de papai, sua formatura... e a qualquer momento, o nascimento de Laís !!!
Papai, parabéns por sua formatura, mais essa conquista, mamãe e Laís estão orgulhosas de você e de sua disciplina e força de vontade, sem deixar de lado a atenção à mamãe e a chegada de nossa garotinha.

Semana de muitos aniversários: Parabéns para papai (dia 03) e parabéns também para vovó Luisa (dia 03), priminha Camylla (dia 05) e titia Bartilha (dia 06), que Deus os abençoe sempre !!! Daqui a pouco teremos mais um aniversário para comemorar neste mês tão abençoado...
39 semanas !!! Nas noites de quarta para quinta-feira, Laís ensaiou muito !!! Ficava pressionando tanto a bacia de mamãe que a todo momento precisava ir ao banheiro... na quinta-feira pela manhã mamãe sentiu muitas cólicas, tanto que ficou imaginando se já era hora – risos – mas o incômodo passou pouco antes do almoço e mamãe nem precisou ir à médica checar se era só ensaio mesmo. Mas mamãe ficou feliz pela atendente (Rafaela) da médica ter se preocupado se eu precisaria ir lá (mamãe havia ligado para saber até que horas ela atenderia no consultório, já que é véspera de feriado)...
Nesta noite, de quinta para sexta-feira, mais alarmes ! Mamãe acordou sentindo dores mais fortes ( acho que é nossa mocinha se encaixando ainda mais !!!) - Vovó Lindinalva e vovô Alcides acham que Laís chegará deste sábado para domingo !!! Tio Hygo disse que será no domingo e tia Ive pensou que nascesse nesta manhã de sexta, assim como Mary, tia de mamãe.
A maioria dos colegas de trabalho e família, deu o palpite de que Laís nascerá neste fim de semana, ou no mais tardar até dia 10 (mudança da lua cheia para minguante), talvez sugestionada por isso, mamãe trabalhou nesta quinta-feira como se fosse véspera de férias – risos – correndo para deixar alguns projetos engatilhados e poder curtir a chegada de Laís com tranqüilidade. Papai também está com tudo pronto para se dedicar com exclusividade a Laís por alguns dias...
vovó arrumando as
roupinhas de Laís...
Mais um teste com a dublê de Laís, fralda com cheirinho de bebê de verdade !!! Inclusive com xixi - risos - para os cachorros irem se acostumando com um cheiro mais aproximado de bebê de verdade... a fralda foi cortesia de Ronaldo, amigo de papai, que ficou de plantão às 5 da mannhã para pegar a fralda com o primeiro xixi do dia de sua filhinha Amanda - risos - obrigadão por ter atendido a um pedido tão estranho !!! Mas foi interessante ver a curiosidade de Pacato e Suki com o cheiro da fralda...
Segundo as leituras...
Enquanto nosso bebê não vem, desfrutamos ao máximo os últimos dias de gravidez, acariciando a barriga e conversando com Laís. A gestação está chegando ao fim e pode ser a última oportunidade de senti-la dentro de mim.
O nível de progesterona de mamãe diminui. Somente 5 % dos bebês nascem exatamente na data prevista, portanto o nascimento pode ocorrer a qualquer hora. O peso do ovo fertilizado cresceu 6 bilhões de vezes. É muito comum que a primeira gravidez dure mais tempo: alguns dizem que na média passa 1 semana da data provável.
Em razão da iminente possibilidade de Laís surgir ao mundo, o banheiro passa a
ser a segunda “casa” de mamãe. Devo ficar sempre atenta aos sinais das contrações e rompimento da bolsa. Se isso acontecer, avisar a médica e seguir para a maternidade.

O ideal é que a mamãe ter engordado até agora no máximo uns 15 kg. Mas é claro que isso depende muito de mulher para mulher (mamãe engordou 13 kg !).
Quanto ao útero, ele varia dentro da barriga, podendo estar até 20 cm acima do meu umbigo.
Malas prontas, tudo organizado em casa, só falta esperar os sinais do parto e sair para a maternidade. Enquanto isso, devo pensar apenas em me distrair, mas sempre alerta às contrações, que junto à ruptura da bolsa das águas, vão anunciar que o neném está para nascer.
Devo mesmo aproveitar o tempo livre e conversar com Laís, acariciando a barriga e dizendo o quanto estou feliz com sua chegada. Papai fazer o mesmo só aumenta a cumplicidade entre nós três. Certamente, não haverá outra experiência tão emocionante e surpreendente em sua vida que presenciar o nascimento da filha.
Na hora do parto, a presença de papai provavelmente me deixará muito mais tranqüila. O acompanhamento dele durante o trabalho de parto, também fará com que ele se sinta mais útil, ao contrário do que se estivesse fora, andando de um lado para o outro, esperando pela chegada do bebê. Além disso, ele terá a vantagem de ser uma das primeiras pessoas a segurar nossa pequenina.
Está chegando a hora de Laís nascer e o vernix, que antes cobria todo seu corpo, agora se restringe apenas ao pescoço, às axilas e à virilha. Ela está com cerca de 48 a 50 centímetros de comprimento e aproximadamente 2750 a 3850 gramas de peso.
Meninos são geralmente mais pesados do que as meninas. Os bebês acumulam gordura até o fim da gestação, já que perdem peso logo que nascem e precisam dela para regular sua temperatura.
Seus pulmões estão maduros e o intestino já tem as primeiras fezes do bebê, chamada de mecônio.
A camada de gordura, que vai controlar sua temperatura fora do útero materno, está quase que totalmente formada. Quietinha, já posicionada, ela aguarda a hora de começar a verdadeira maratona rumo ao mundo exterior. Daqui a uma semana, data prevista para o parto, o cordão umbilical terá cerca de 13mm de diâmetro com o comprimento proporcional à altura do bebê.
Será cortado logo em seguida ao nascimento, sem causar qualquer tipo de dor ou desconforto, já que não contém terminações nervosas.