9º pré-natal – 19/03/2007 – 36ª semana – 8º mês
Nossa agenda para Laís esteve cheia na última semana:
.
Tivemos um encontro com nossa Doula e falamos dos nossos sentimentos pré-parto (expectativa e ansiedade !!!). Mamãe foi fazer a última limpeza dentária antes do nascimento de Laís. Fomos ao nutrólogo, que analisou os últimos exames e disse que está tudo bem.
.
Na última quinta-feira quando mamãe estava no computador, lá pelas 9 da noite, Laís começou a mexer bem forte, até incomodava se mamãe ficasse sentada na mesma posição, acho que era uma tentativa de encaixe, pois só aliviava quando mamãe sentava abrindo os ossos da bacia. Mas não tinha dor, era um incômodo grande, como se minha bacia estivesse se alargando, uma sensação que não sei bem explicar. Isso aconteceu algumas vezes, mas depois parou. Durante a madrugada mamãe acordou com uma mexida forte de nossa mocinha, mas nada parecido com o que sentiu à noite. Deve ser ensaio – risos...
.
Esta semana, uma colega de trabalho de mamãe contou como foi seu parto. Foi naturalmente lindo !!! Coincidentemente ela também foi acompanhada por nossa doula, e disse que foi a melhor coisa que fizeram, ela e o marido, ter Helena a seu lado durante o trabalho de parto. A segurança que ela transmite, foi essencial para o casal.
.
Papai tirou fotos para guardar de lembrança das atividades durante a gestação de Laís:
Mamãe na hidro
Massagem com Renata
.
Arrumamos a mala da maternidade, acho que estamos levando coisas demais, mas sinceramente, não sei o que ficará grande p/ nossa menina... e coube, né ? Então, o que não usar volta limpinho - risos...
.
Hoje foi dia de nosso 9º pré-natal: A médica analisou os exames e disse que está tudo bem mesmo ! Pediu só para fazer outro exame de urina para descartar qualquer infecção. Mamãe não precisa mais tomar vitaminas. Aproveitamos para tirar várias dúvidas, tais como a necessidade de doppler (só se passar de 40 semanas), pelviometria óssea (não se faz mais), possibilidade de alergia com o fio de sutura (é raro), que cinta mamãe deve comprar (o mais parecido com maiô é mais confortável), quem faz o trabalho de furar as orelhinhas (posso combinar com as enfermeiras para alguém vir em casa fazer logo que formos liberadas), indicação de pediatras...
.
Ela escutou o coraçãozinho de Laís e observamos que já está com o dorso à esquerda (na última ultrasson estava na posição, mas com dorso à direita), isso é muito bom pois como normalmente os bebês de movimentam no sentido horário, ela só precisará fazer um movimento de 45 graus para se encaixar... daí veio outro pensamento, será que aquele ensaio da última quinta-feira não foi nossa mocinha mudando de posição ? pois para isso teve que fazer uma volta de 180 graus (para o que ainda tem espaço). 
.
Dra. Rachel disse também que esses ensaios podem ocorrer por um mês ainda - risos - para diminuir nossa ansiedade, e que os bebês estão nascendo por volta da 39a semana, na média... falando nisso, quando chegamos ao consultório, estava saindo uma grávida super tranqüila para se internar e já estava com 6 cm de dilatação !!! O pai estava numa euforia só... papai encontrou o casal novamente quando foi ao caixa eletrônico e ficou observando... imaginando como será quando for nosso momento...
visual de papai na
36a semana de Laís
De acordo com as leituras:
Na 36ª semana sinto meu corpo mais pesado. Minha respiração também se torna mais difícil porque, estando na porção superior de meu ventre, Laís pressiona as nádegas contra meu diafragma e minha caixa toráxica. Essa pressão diminuirá a partir do momento em que a cabeça dela se encaixar na pelve. A partir daí, ela pressionará minha bexiga fazendo com que eu urine com mais freqüência. É aconselhável deitar-me de lado ou recostada. O sono também será interrompido, uma boa preparação para o período após o nascimento de Laís (esta semana acordei no meio da madrugada com nossa mocinha mexendo forte – risos).
. O útero está bem abaixo das minhas costelas. Uma linha marrom partindo do umbigo para baixo, mostra onde o músculo frontal de minha barriga foi distendido. Quando esse músculo voltar ao lugar após o parto e todos os outros estiverem bem fortalecidos, a linha desaparecerá. Laís está completamente desenvolvida. Se nascer agora, são excelentes as perspectivas de sobrevivência. Tem cerca de 45 cm de comprimento da cabeça aos pés e pesa aproximadamente 2.420 gramas.
.
A partir de agora o crescimento é mais lento. O tamanho da cabeça é quase igual ao tamanho de sua barriga.
.
Agora ela está ficando redondinha devido ao armazenamento de gordura e o espaço no útero está mais limitado, fazendo com que seus membros fiquem curvados e colados ao corpo, sem possibilidade de realizarem movimentos mais largos.
Está quase pronta para nascer, mas ainda precisa engordar um pouco para que seu sistema de regulagem de frio e calor esteja pronto para funcionar quando ela estiver fora da temperatura controlada do útero. O corpo dela está roliço e cerca de 14 gramas de gordura são acumuladas por dia nas últimas semanas da gestação, para fazer um estoque que será necessário após o parto para as adaptações ao ambiente fora do corpo da mãe.
A pele é revestida por vernix, uma substância cremosa produzida por células que se desprendem e são lançadas no líquido amniótico. As unhas dos dedos dos pés estão completamente formadas. O cordão umbilical mede cerca de 50 cm de comprimento e é escorregadio. Por isso é rara a formação de um nó, mesmo que o Laís se enrole nele.
Seus músculos estão fortes e são percebidos quando chutam com força e enrola os braços nas pernas. Seus ossos ainda são flexíveis, mas estão em processo de endurecimento.
A maioria dos bebês já estará neste momento com a cabeça voltada em direção à pélvis e as dores de acomodação são intensas e incomodam bastante.
Ao se mexer, espreguiçar ou trocar de posição, Laís, conseqüentemente, desalinha minha barriga.
Por volta da 36ª semana, o bebezinho começa a diferenciar que ao dia a movimentação da mamãe é mais intensa que à noite.
A ansiedade e alteração de humor de mamãe nessa fase são muito grandes. A expectativa quanto ao parto e se o bebê vai nascer bem são as maiores dúvidas.
Nem de longe Laís imagina a ansiedade de sua família para que chegue logo o dia do parto. Tem um enxoval, o quarto arrumado e muitos brinquedinhos esperando por ela. Uma pergunta constante na família: com quem ela vai se parecer?
O parto normal
Quando as contrações começam, dilatam o colo do útero em até 10cm (abertura suficiente para o bebê sair) e isso pode durar até 18 horas.
Na sala de parto, a mamãe toma a anestesia peridural que tira a dor, mas não a sensação. O bebê é expelido pelas contrações e nasce. A placenta é eliminada em seguida.
Se houver demora, o médico usa de medicamentos para induzir o parto.
Parto cesárea
A indicação da cesárea é feita para mulheres com hipertensão, diabetes, infecções sexualmente transmissíveis e eclampsia. O parto cesariana também é indicada se o bebê estiver em sofrimento fetal, se não estiver na posição ideal, se sua placenta estiver com deslocamento prematuro ou se a gestação for prolongada.
Depois de aplicada a anestesia, o obstetra corta sete camadas de tecido até chegar ao útero, onde faz uma incisão para retirar a criança e a placenta. Depois limpa toda cavidade do útero, terminando com as suturas.