quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Papai na área !!! - 22/02/2007 - 33a semana - 7o mês

3a feira de carnaval - no zoológico
Papai escreveu:
Trinta e três semanas, antes de ontem estávamos ansiosos pelo resultado do teste de farmácia e hoje estamos a aproximadamente 7 semanas da chegada de Laís (bem, cinco, se forem por minha intuição, heheh) e sua gestação tem sido uma CELEBRAÇÃO.
CELEBRAÇÃO.Essa palavra é a que mais se aproxima da emoção que tem nos acompanhado nos últimos meses.Quer dizer, semanas, né? desde o início da gravidez aprendemos que nossa vida desde então passsou a ser classificada em semanas. Semanas, a cada nova semana, nossa menina cresce e aproxima-se para compartilhar nosso dia a dia, com tudo que temos direito e esses tem sido tão esperados, tão sonhados, tão discutidos.
-
Sabem, a cada dia me convenço de que forças Divinas sempre nos guiam e sou muito, muito grato a Deus pela vida que temos, pela tranqüilidade que tem sido para mim, Dunia e para Laís essa gestação. Realmente a vinda para a Brasília foi algo que contribuiu, e muito, para essa paz que estamos vivendo.
Como falei acima, 33 semanas, todos têm acompanhado nossas semanas e ao longo delas temos recebido tantas demonstrações de carinho que têm nos deixado muito felizes com os amigos que temos. Laís estará muito bem servida e Dunia já deixou bem claro em postagens anteriores as alegrias e emoções que têm sido os últimos dias. Entre tantas, a vinda de Carol e Antônio causou tanta alegria, daquelas típicas ao reencontrar parentes. E, cá entre nós, eles são parentes sim. Parentes no nosso coração e com cantinho bem seguro.
E agora que estamos na reta final, muita coisa está por vir...tantas emoções estão reservadas para nós...Vovó Lindinalva chegará no final de março, os padrinhos-afilhados-queridos estarão conosco em abril, muita ansiedade por parte do pai bobo que vos fala, mamãe continuará lendo e emocionando-se e, claro, nossa garotinha continuará seus chutes até sua grande chegada. Deus abençoe mamãe querida, o orgulho que eu tinha por ela, a cada a dia aumenta e mamãe já é uma linda mamãe. Te amo!!!
Lembram-se de nossas gestações solidárias ??? Aqui estão fotos de Alice, enviada pelos papais Luciana e Alisson... Novas fotos de Antonio Felipe (filhote de Verinha/Ary), com seu primeiro amor, uma boneca, né ?

Segundo as leituras, Laís já deve estar com 40 a 42 cm de comprimento e aproximadamente 1450 a 2650 gramas de peso, bem grandinha, não é mesmo ? Vamos confirmar na ultrasson dia 05/03. A barriga, cada vez mais, sobe e desce, ora de um lado, ora do outro, com os movimentos de Laís. Com esse movimento todo, começam a surgir pequenas ondulações que se movimentam de um lado para o outro. Este é um momento de grande satisfação e diversão, pois como o espaço para Laís está reduzido, parece que ela está querendo sair. Se apalparmos a barriga agora, provavelmente poderemos distinguir se estamos tocando na mão ou no pé dela fazendo pressão na parede do útero (não conseguimos ter certeza ainda - risos). Devemos aproveitar para curtir bastante esses momentos tão gostosos.

Enquanto para a mamãe qualquer agitação dentro da barriga é pura festa, para Laís está cada vez mais difícil se movimentar em tão pouco espaço. Agora que já distingue a voz da mamãe, adora quando ela conversa com ela. Chega a ficar quietinha para ouvir melhor e se deliciar com tanta atenção ( e pula sempre que ouve a voz de papai - risos).

Acontecem preparações para Laís viver fora do útero, como o armazenamento de ferro em seu fígado (mamãe continua tomando Combiron, vitamina rica em ferro, provavelmente esse foi o motivo de a médica ter receitado neste período, não é mesmo ???). Paralelamente, ela continua com movimentos respiratórios como inspirar o líquido amniótico. O rostinho vai perdendo as rugas e ganha, aos poucos, feições de bebê. Suas unhas crescem mais rápido.

A placenta, a qual alimenta o bebê e age como uma barreira entre ele e sua mãe, continua a crescer. Há por volta de 1 litro de líquido amniótico: esta quantidade que começa a diminuir quando se aproxima o parto.

Como o bebê está pressionando os órgãos de mamãe, o melhor a fazer é ir mais vezes ao banheiro e comer mais vezes ao dia em pequenas quantidades.

Ah, não devemos desistir das caminhadas e dos exercícios de respiração e relaxamento, mesmo quando mamãe se sentir muito cansada. Se necessário, apenas diminuir o ritmo.