domingo, março 25, 2007

Cada vez mais ensaios... 25/03/2007 - 37ª semana – 8º mês

Nossa expectativa está cada vez maior, mas enquanto esperamos o grande momento, continuamos no ritmo: trabalho – academia – preparativos para chegada de LAÍS...
Nossa mocinha ensaia sua chegada cada vez com mais freqüência – risos – como o espaço está pequeno para ela, sinto suas mexidas mais fortes e sempre tentando acertar o caminho da saída – risos...
Sexta-feira saímos com os primos Fábio/Flávia para reencontrar amigos deles que conhecemos e de quem gostamos muito... fomos comer arrumadinho, e nesse dia Laís estava mexendo muito !!!
Ontem saímos para comer pizza com Mirthis e amigos dela, Mirthis é irmã de Mircéya, amiga que apresentou mamãe e papai há quase 15 anos !!! Nossa cupido... Foi ótimo revê-la e ficamos muito felizes em perceber como ela acompanha nossa espera por Laís através do bloggrávido, nos sentimos muito queridos... obrigada, Mirthis !

Esta semana recebemos fotos da 27ª semana de gestação de nossos amigos de Aracaju, Pedrosa e Lenice, que estão à espera de sua Letícia... Que Letícia chegue linda e saudável, pois tem amor de sobra em seus papais... Legal estarmos passando por um momento tão especial ao mesmo tempo...
Uma vez Pedrosa perguntou se Aldemi estava planejando entrar no centro obstétrico comigo: sim, grávido como papai está (para a felicidade de mamãe e Laís), não está sendo só coadjuvante, não está só esperando o nascimento da filha, está participando de tudo. Antes da gravidez, tinha até dúvidas, mas depois me disse que teria tempo suficiente para se preparar psicologicamente, pois o importante era me dar suporte e me deixar tranqüila para que Laís chegasse em paz...
Vovó Lindinalva chega no fim da próxima semana, e por suas previsões, Laís nascerá logo, logo (espere vovó chegar, viu Laís ? – risos). Malas e bebê-conforto no carro. Estamos só esperando nossa garotinha chegar...
Agradecemos a DEUS a todo momento a tranqüilidade desta gravidez e pedimos para que Laís venha com esta mesma paz !
Brinquinhos e o primeiro quebra-cabeças de Laís
De acordo com as leituras:
Nesse período me sinto como se fizesse séculos que Laís está em meu ventre, e anseio para que tudo termine e possa segurar minha filha nos braços. Comecei a sentir algumas contrações e sempre imagino se já chegou a hora.
As pessoas podem notar que minha barriga diminuiu e comentam. Quando isso acontecer, geralmente faltam somente 2 semanas para ela nascer.
As contrações pressionam a cabeça de Laís contra o colo do útero, fazendo-o dilatar com mais facilidade. Meu útero está começando a empurrar a cabeça dela para baixo e ela vai penetrando na bacia, aumentando a pressão na pélvis. Conseqüentemente, minha barriga desce um pouco. Com o estômago e os pulmões mais livres, minha azia e falta de ar diminuem. Um corrimento vaginal mais forte pode aparecer. Qualquer alteração deve ser informada ao médico.

Subornando um carinho...

O desconforto para dormir continua e o peso nas pernas, parece (e é) ainda maior. Devo relaxar, pois sei que é por pouco tempo. De fato, desta semana em diante, caso Laís nasça, não será mais considerada prematura.

Devo ficar de olho em qualquer sintoma diferente. Se tiver um sangramento, avisar ao obstetra e ir direto para a maternidade, pois pode ser o descolamento prévio da placenta, ou seja, sua separação do útero antes do momento do parto. Se for um deslocamento total, é muito grave, pois a criança fica sem oxigênio. Deus nos livre!!!
Somente 10 % das mamães têm suas bolsas d’água rompidas. Caso isto ocorra, devo avisar a médica imediatamente para prevenir infecções.
Com o bebê de termo, as consultas pré-natais devem ser semanais, com avaliação ginecológica para conferir a dilatação do colo uterino, a integridade da bolsa amniótica e o pólo fetal que está se apresentando (a partir da 38ª semana em diante, as consultas passarão a ser semanais).
Laís pode estar medindo nesta semana, cerca de 46 a 48 cm de comprimento e pesando em torno de 2250 a 3550 gramas.
Vou aproveitar para sentir bem seus últimos pontapés, pois pelo que tenho lido, sentirei falta deles.
Devo ficar também atenta aos movimentos de Laís. Caso ela não se movimente por mais de quatro horas, devo avisar à médica para certificar-me de que tudo está bem, pois esta situação pode significar alguma dificuldade ou diminuição do bem-estar fetal.
Na 37a semana o sistema nervoso de Laís está pronto para o nascimento. A camada de gordura acumulada sob a pele já é suficiente para que ela consiga regular a temperatura do corpo quando nascer. Há pouco espaço no útero, portanto ela fica enrolada como uma bola e não se movimenta tanto quanto antes. Apenas vira o corpo e sinto fortes pontapés embaixo das costelas, ora de um lado, ora de outro.
Os pulmões de Laís têm um revestimento efervescente, como se fossem bolhas de sabão. Quando ela nascer, essas bolhas mantêm os pulmões parcialmente inflados após cada expiração.
Sem elas, os pulmões não funcionariam, ficando com as paredes grudadas como sacos plásticos.
Nessa fase, ela já desenvolveu uma série de reflexos de coordenação que lhe permitem apertar a mão com firmeza, levantar e virar a cabeça, procurar leite, movimentar-se como se estivesse caminhando, piscar e fechar os olhos e reagir a sons, cheiro, luz e toque. A cabeça não é toda composta de um osso resistente, há espaços membranosos, as moleiras, entre os ossos do crânio.
Conforme o bebê desliza pelo canal vaginal, elas podem se fechar, moldando a cabeça para a sua trajetória.
Agora não há grandes mudanças, o bebê cresce e ganha peso. Laís está madura e pode nascer a qualquer momento, principalmente a partir do fim dessa semana.

O bebê situa-se embaixo da pélvis da mamãe, o que facilita a respiração de mamãe. A nova posição não a impede de dar socos e pontapés, apesar do reduzidíssimo espaço que sobrou para ela passar os últimos momentos dentro do útero. Se soubesse que logo, logo, irá conhecer a mãe, o pai, a vovó, os primos e depois toda a família, certamente estaria muito mais feliz. Com alguns retoques finais, seu organismo ficará apto a funcionar, com toda a independência. A cabeça está toda coberta de cabelos e mesmo que ela nasça mais para carequinha, em pouco tempo, os fios crescerão. As unhas, também, grandes, chegam às pontas dos dedos e, em alguns casos, o pediatra precisa cortá-las assim que o bebê nasce. É hora de encontrar um pediatra, pedimos algumas recomendações, mas estamos pensando em conhecer primeiro o(a) pediatra plantonista que receberá Laís, depois disso, se não me sentir muito segura, procuro outro (a) recomendada.

Gestações pré-termo, termo e pós-termo

  • Uma gestação que se encerre antes da 37ª semana é chamada de gestação pré-termo.
  • Gestação termo é aquela que dura entre a 37ª semana e a 42ª semana incompleta.
  • Já a gestação que tem duração de 42 semanas ou mais é conhecida como pós-termo.